18 de janeiro de 2011

Dragões que Você nunca ouviu falar, nem eu

Saudações novamente.
Durante minhas habituais pesquisas dracônicas, encontrei este post no Minilua, interenssantissimo, pois realmente nunca ouvi falar de tais criaturas, e creio que você tambem não.
atenção, assim como nos posts da coleção dragões e Criaturas Fantasticas, o que estiver em vermelho, é comentário meu.


O Naga – República da índia

Naga é um tipo de dragão sem asas indiano, hindu, da cultura budista. A palavra Naga refere-se as características de ambas as serpentes e seres humanos. No hinduísmo, os Nagas são retratadas de maneira semelhante à família de dragões chineses, sendo natural que os espíritos se associem a fontes de água, mas também podem ser responsáveis em estilo europeu, por um tesouro imenso.


O Yilbegan – Sibéria
O Yilbegän é mais estreitamente relacionado com os dragões turcos e eslavos da Europa do que aos do Leste da Ásia e, consequentemente, é retratado como o canibal e ogro ao invés de gentil e amável. Este dragão é originário da Sibéria, mas tambem é retratado em lendas Turcas e do Leste Europeu.
O Níðhöggr – Escandinávia

Acho q vou ter pesadelos depois de ver esta foto.

O Níðhöggr é uma espécie de dragão que existe na lenda nórdica. Ele vive sob uma árvore gigante de cinzas, o Yggdrasil ou Árvore do Mundo, que liga os nove mundos da mitologia nórdica juntos. Níðhöggr é geralmente traduzido como Malice Striker (às vezes como atacante no Escuro) e faz jus ao seu nome, como ele violentamente rói a raiz da Árvore do Mundo que o mantém preso acima de um caldeirão fervente, em Hel (Hel nórdicos é equivalente ao inferno em Inglês). Níðhöggr mastiga o seu caminho através da raiz da Árvore do Mundo que anuncia a chegada do Ragnarök e a posterior destruição do mundo.


O Zmaj – República da Eslovênia


O Zmaj vem da Eslovénia e tem muito em comum com os outros dragões eslavos – três cabeças que podem voltar a crescer se decapitado (alguem lembra da Hidra de Lerna?), pele escamosa e cospe fogo. Seu nome, Zmaj, é uma versão masculina da palavra serpente, que é geralmente feminina. Os dragões eslavos são geralmente semelhantes à outros dragões europeus e são apresentados em histórias cristãs de São Jorge, bem como histórias em que eles são SEMPRE derrotados.

Os dragões Chuvash – Chuvashia

Regiao da Chuvashia.

Os dragões Chuvash, de Chuvashia, no centro da parte européia da Rússia. Estes dragões são classificados como cuspidores de fogo, mas com a capacidade de mudar para a forma humana (e vice-versa). O povo ancestral da Chuvashians, que moram lá até hoje, eram búlgaros e contam a história de quando a cidade de Bilar foi fundada em cima de uma grande serpente. A serpente, que os búlgaros decidiram matar, pediu paz e foi-lhe dada asas por Deus – e o dragão veio a voar. O dragão mais famoso Chuvash, porém, é um chamado Veri Celen (literalmente, "cobra de fogo" em Chuvash), que foi capaz de assumir a forma humana a fim de visitar os homens e mulheres na noite e... bem, acho que é isso que você está pensando.

O Cuélebre – Asturias/Cantabria


O Cuélebre é a variedade espanhola de dragão, especificamente, das regiões das Astúrias e Cantábria. Serpente alada e com escamas coloridas, os Cuélebres são imortais e obcecados por objetos bonitos e brilhantes. Eles acumulam tesouros e fadas e ninfas loiras de contos de fadas. Confira a lenda relatando como o Cuélebre originou:
"Uma mulher bonita, jovem não dá bola para o alerta de sua família que a vê pentear seu cabelo enquanto ela admira seu reflexo em uma poça de água. Infelizmente, a poderosa ninfa da água na piscina observa que ela deixa de fazer suas obrigações para isso. Uma vez que a menina penteia os cabelos na superfície da água, como um fio de seus cabelos cai, a ninfa aproveita a oportunidade para lhe ensinar uma lição. A ninfa amaldiçoa a garota, ela cresce mais ainda, o cabelo dela é substituído por cristas e sua pele coberta de escamas, e ela cria asas. Na forma de conto de fadas a moça só pode ser devolvida a seu estado original por um cavaleiro", que é tão bravo que ele não tem medo de dela e tem um coração tão puro que ele acha que ela linda." O Cuélebre se esconde em uma caverna à espera… " 

Nossa, essa ultima foi triste, e o pior que o tal principe vai querer matar a garota antes de transformá-la.

 

3 comentários:

  1. Adorei conhecer esses dragões!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olhem só, muito bom esse post.

    Devo confessar que o único "tipo" de dragão aí que eu não conheço é o da Chuvashia.

    Enquanto ao primeiro dragão do post, que é o dá Índia, existe a teoria de que a palavra "naja", muito usada na Índia como modo de ofensa, e também como chamam espécies de cobras como a cascavel, vem dele.

    E um erro (ou não) é que a Yggdrasil também é chama de Árvore da Vida, e não Árvore do Mundo.

    ResponderExcluir
  3. Vinicius, obrigada por ter gostado.
    Eu imagino tambem que naja deve ser uma ofensa, já que se trata de um nome de cobra venenosa.
    e vou procurar saber mais sobre Yggdrasil.

    ResponderExcluir