18 de julho de 2010

Dragões e Criaturas Fantásticas - Ládon

Texto tirado do fascículo da serie Dragões e criaturas Fantásticas, com algumas adaptações. o que estiver em vermelho é comentário meu.

Irmão das górgonas, Ládon é um dos Dragões mais Célebres da Antiguidade. Hera, a esposa de Zeus, confiou-lhe a tarefa de proteger as suas Valiosas Maçãs de ouro.

Conforme refere Hesíodo na sua Teogonia, Gea, a Terra, e Ponto, o mar, tiveram muitos filhos, entre os quais se contavam Fórcis e Ceto. Por sua vez, estes dois deram lugar a uma terrivel linhagem: as Três Górgonas, A Medusa, Euríade e Esteno, as três Gréias, criaturas de cabelo grisalho e que partilhavam um unico olho isso me fez lembrar o desenho Hércules, da Disney e a terrível Equidna, metade mulher, metade serpente e a Ceto, que deu a luz uma terrível serpente que, nos flancos da terra negra, na extremidade do Mundo, o Ladon. vixi, nem quero estar perto quando essas mulheres estiverem todas juntas, pois uma pior do que a outra.
Hera, a esposa do Zeus e conhecida como a maior chifruda do Olimpo recebeu um magnifico presente da sua mãe, Gea, Tratava-se de uma macieira que dava frutos de ouro, que Hera plantou no seu jardim,num fabuloso pomar situado nos confins ocidentais do Mundo. O tratamento do jardim foi confiado as Hesperides, as ninfas do entardecer, filhas do gigante Atlas, aquele que ficou condenado a carregar o céu por toda eternidade, mas Quando a Hera soube que as Ninfas pegavam os frutos, procurou um guardião mais confiável e encarregou Ládon da custódia da Árvore.
Ladon ficava enroscado na macieira, e assim, a árvore permanecia salva de qualquer tentação.
Um dos doze trabalhos de Hércules, consistia em apoderar-se das valiosas maçãs de ouro do jardim das Hesérides. Para o conseguir, Hércules propôs a Atlas, condenado a carregar o Mundo nas Costas literalmente , aliviá-lo durante um momento, do seu peso, Em contrapartida, o gigante deve apanhar uma das maçãs que estavam a cargo das suas filhas. Mas Atlas temia a ferocidade de Ladon, de maneira que por fim Hércules teve que se ocupar do dragão, o qual venceu co uma única flechada que lançou por cima do muro do jardim.


Enfim, este é apenas um trecho do que o fasciculo conta, tambem tem outras curiosidades sobre o Ládon, a liçao de dragonologia e conta sobre outras criaturas magicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário